COVID-19

Esta lista de respostas da ONU e de parceiros à pandemia de covid-19 foi compilada pela UNESCO em associação com a rede FRESH. Será atualizada regularmente à medida que novos recursos forem produzidos. Se você tiver recursos de resposta para a educação em saúde para a covid-19 que deseja compartilhar com a rede global de saúde e nutrição escolar, entre em contato conosco

Informações do sistema das Nações Unidas (ONU)

Informações dos escritórios da ONU, missões de campo, agências, fundos e programas, em suas áreas de especialidade, conforme forem disponibilizadas. Seguem mais detalhes sobre as agências que respondem a questões de saúde e educação.

UNESCO: Interrupção da educação e resposta à Covid-19
Últimas atualizações sobre o impacto da covid-19 na educação, bem como o apoio da UNESCO aos países em seus esforços para mitigar o impacto imediato do fechamento das escolas e facilitar a continuidade da educação para todos e todas. A UNESCO também lançou a Coalizão Global de Educação, para facilitar oportunidades inclusivas de aprendizagem para crianças e jovens durante este período de interrupção educacional repentina e sem precedentes.

UNICEF: Coronavírus (covid-19). O que você precisa saber sobre o vírus para proteger você e sua família
Últimas notícias e informações baseadas em fatos sobre a covid-19, incluindo conselhos para pais, adolescentes, professores e funcionários. O Escritório de Pesquisa do UNICEF – Innocenti compilou uma biblioteca de pesquisas sobre crianças e Covid-19.

PAM: Pandemia de covid-19
Resposta do PAM à Covid-19, incluindo um mapa atualizado continuamente, mostrando o impacto sobre o fornecimento de merenda escolar, e uma compilação de medidas tomadas pelos países para lidar com a ausência de merenda escolar.

OMS: Pandemia da doença por coronavírus (Covid-19)
Últimas atualizações sobre a covid-19, incluindo comunicados diários à imprensa, orientações técnicas, conselhos para o público e atualizações sobre pesquisas. A seção de orientação técnica e por país inclui recursos de resposta à pandemia para governos, organizados por tópico. A página de Conselhos para o público inclui informações sobre parentalidade saudável. A biblioteca de ferramentas visuais sobre Covid-19 inclui materiais de comunicação sobre transmissão, medidas de precaução, proteção de grupos de alto risco e saúde mental.

FAO: Novo Coronavírus (Covid-19)
Ação da FAO em resposta ao surto e principais mensagens, inclusive sobre segurança alimentar e prioridades nutricionais, bem como respostas de políticas sobre alimentação escolar.

ONU Mulheres: Igualdade de gênero na resposta à Covid-19
Informações e análises atualizadas sobre como e por que o gênero é importante na resposta à covid-19 e destaques sobre o impacto da pandemia na violência contra mulheres e meninas.

UNAIDS: Covid-19 e HIV
Coleção de recursos e histórias sobre o que as pessoas que vivem com HIV precisam saber sobre o HIV e a covid-19, mostrando como o UNAIDS está trabalhando com governos e parceiros comunitários para encontrar soluções locais.

UNFPA: Pandemia da doença por coronavírus (Covid-19)
Notícias, resumos técnicos e plano de resposta global do UNFPA para a covid-19, incluindo aconselhamento sobre direitos e saúde sexual e reprodutiva, igualdade de gênero e abordagem da violência de gênero.

ACNUR: Surto de coronavírus
Blog ao vivo sobre refugiados durante a crise da covid-19 e como o ACNUR está trabalhando para ajudar e apoiar refugiados e pessoas em deslocamento forçado. O site também contém uma coleção de recursos, considerações e orientações para ajudar a garantir que todos possam continuar aprendendo em meio à situação do coronavírus.

UNODC: Doença por coronavírus (Covid-19) – atualizações do UNODC
Recursos e orientação para pessoas que usam drogas e com transtornos por uso de drogas, que estão na prisão ou que têm HIV/hepatite C.

Grupo Banco Mundial: Covid-19 (coronavírus)
Dados, recursos e notícias sobre como acelerar o apoio aos países na resposta internacional.

Respostas de outros parceiros internacionais

Rede Interagências para Educação em Emergências (INEE): Recursos sobre o coronavírus (Covid-19)
Coleção de recursos de apoio à oferta de educação em locais afetados pela covid-19, com foco no ensino à distância, educação alternativa e apoio psicossocial.

Parceria Global para a Educação (GPE): GPE e a pandemia de Covid-19 (coronavírus)
A GPE oferece apoio aos países parceiros para lidar com as interrupções nos sistemas de educação que deixaram milhões de crianças fora da escola.

Global Partnership to End Violence Against Children (Parceria global para acabar com a violência contra as crianças): Protegendo as crianças durante o surto de Covid-19
Recursos para crianças, adultos e agentes de resposta à crise, com kit de mídia social e pacote de recursos com seis dicas em diversos idiomas para ajudar as famílias a interagir de forma construtiva com os filhos durante este período de confinamento.

Mapas e painéis

Monitoramento global do fechamento de escolas devido à Covid-19 (UNESCO)
Monitoramento global de refeições escolares durante o fechamento de escolas devido à Covid-19 (PAM)
Mapa de conhecimento: WASH nas escolas e o coronavírus (Rede WASH nas Escolas — Água, Saneamento e Higiene)
Panorama global dos riscos de proteção à criança (Child Protection Global Protection Cluster)

Recursos principais

Resumo de políticas: Educação durante e para além da Covid-19 (Nações Unidas)
Recomendações de políticas para governos e partes interessadas para mitigar as consequências da pandemia de Covid-19 e evitar que uma crise de aprendizagem se torne uma catástrofe geracional.

Estrutura para reabertura de escolas (UNESCO, UNICEF, Banco Mundial, PAM)
Em todos os países, líderes enfrentam escolhas difíceis e incertas ao contemplar a flexibilização das restrições. Esta estrutura serve para fornecer informações para o processo de tomada de decisão quanto à reabertura das escolas, apoiar os preparativos de cada país e orientar o processo de implementação, como parte dos processos gerais de planejamento de educação e saúde pública. É necessário contextualizar e fazer adaptações continuamente para responder às condições locais e atender às necessidades de aprendizagem, saúde e segurança de cada criança.

Volta às aulas com segurança: guia de profissional (Global Education Cluster)
Este guia ajuda as equipes do programa a planejarem um processo integrado e participativo para a reabertura segura das escolas.

Considerações para medidas de saúde pública relacionadas à escola no contexto da Covid-19 (UNESCO, UNICEF, OMS)
Este anexo às orientações da OMS sobre as considerações para a implementação e ajuste de medidas sociais e de saúde pública no contexto da covid-19 tem como objetivo ajudar criadores de políticas e educadores a tomarem decisões para o funcionamento mais seguro possível das escolas durante a pandemia de covid-19. À frente de todas as considerações e decisões, deve estar a continuidade da educação das crianças para seu bem-estar geral, saúde e segurança.

Saúde e nutrição durante o estudo remoto (UNESCO)
As evidências nos dizem que uma pandemia global, o fechamento de escolas e as tentativas de medidas de distanciamento levam a uma série de riscos à saúde e à proteção. Os problemas variam em diferentes cenários, refletindo a natureza da pandemia, outras situações de crise presentes, os recursos, o grau das medidas de isolamento impostas e a estrutura familiar ou domiciliar. Embora esta seja uma situação de crise, também pode ser vista como uma oportunidade de oferecer educação essencial em saúde e promover a saúde e o bem-estar das famílias e estudantes agora e no futuro. 

A importância de investir no bem-estar das crianças para evitar a crise de aprendizagem (UNESCO, PAM, UNICEF, OMS)
A pandemia de Covid-19 criou a maior interrupção de sistemas educacionais em toda a história, atingindo quase 1,6 bilhão de crianças em idade escolar em mais de 190 países. Para superar essa crise, precisamos reimaginar como oferecer educação inclusiva e de boa qualidade para crianças de todo o mundo. Isso exige investir urgentemente em programas de saúde e nutrição escolar e criar condições para que as crianças tenham uma vida saudável. Também inclui a alfabetização em saúde e nutrição oferecida por meio do currículo e do aconselhamento nos serviços de saúde escolar que provê os jovens dos conhecimentos, habilidades, valores, cultura e comportamentos de que precisam para levar uma vida saudável e com autonomia.

O impacto oculto da Covid-19 nas crianças: Série de pesquisas (Save the Children)
O estudo global revela os impactos ocultos das medidas de resposta à pandemia que afetam a vida das crianças em termos de saúde, nutrição, educação, aprendizagem, proteção, bem-estar, finanças familiares e pobreza. Para as crianças mais marginalizadas e carentes, esses impactos podem alterar a vida e ser potencialmente devastadores.

Mitigar os efeitos da pandemia de covid-19 na alimentação e nutrição de crianças em idade escolar (PAM, FAO, UNICEF)
Este documento conjunto visa fornecer orientação preliminar às autoridades nacionais e locais, administradores e funcionários escolares e parceiros de implementação sobre como tomar medidas de curto prazo para apoiar, transformar ou adaptar programas de alimentação escolar em seus esforços para salvaguardar a segurança alimentar e o estado nutricional de crianças em idade escolar durante a pandemia de covid-19.

Meu Herói és Tu: Como as crianças podem ter esperança para lidar com a COVID-19 (IASC MHPSS RG) 
Um livro escrito para crianças de todo o mundo afetadas pela pandemia de covid-19. O projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Referência do Comitê Permanente Interagências sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências (IASC MHPSS RG), com o apoio de especialistas globais, regionais e nacionais de Agências Membros do IASC MHPSS RG, além de mães e pais, cuidadores, professores e crianças de 104 países.

Resumo de políticas: O impacto da Covid-19 nas crianças (Nações Unidas)
As crianças não são a grande face desta pandemia. Mas correm o risco de estar entre suas maiores vítimas. Este resumo de políticas fornece uma análise do impacto da covid-19 nas crianças. Também identifica uma série de ações imediatas e sustentadas para atenção de governos e criadores de políticas.

Webinars selecionados

Webinars da UNESCO sobre a resposta educacional à Covid-19
Esses webinars são um espaço para as partes interessadas que trabalham na educação compartilharem práticas, ideias e recursos sobre as respostas dos países ao fechamento das escolas e outros desafios decorrentes da crise global de saúde.

Orientações e respostas interagências para escolas quanto à Covid-19
Este webinar apresenta ferramentas e orientação técnica para dar apoio às escolas para lidar com as prioridades concorrentes associadas a uma resposta à pandemia para garantir o bem-estar e a segurança de sua população. 

Visite a biblioteca de recursos para ter acesso à nossa coleção completa de recursos sobre Covid-19